"Parlamento Jovem" de Minas tem seu Lançamento na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Cristina

por iai publicado 02/06/2022 14h15, última modificação 24/06/2022 13h40

Em 31 de maio de 2022, às 19:00 horas, foi realizado o Lançamento do Projeto "Parlamento Jovem" de Minas, na Escola do Legislativo "Professora Maria Emília de Carvalho Campos", da Câmara Municipal de Cristina.

Trata-se de projeto de educação e cidadania, que integra jovens do Ensino Médio à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

No evento, estiveram presentes os alunos da Escola Estadual Cônego Artêmio Schiavon, Ana Carolini Oliveira da Silva, Ana Júlia Paula dos Santos, Huanda Silva, Ingred Mendes, Júlia Cristina Mendes dos Santos, Laura Helena dos Santos Caetano, Sarah Helena Pereira Santos, Sibely Morais Fernandes, Thales Batista Faria Aguiar e Thamara Nicole Pereira Lemes, representando os estudantes que realizaram suas inscrições no Projeto, que se iniciou na Câmara Municipal de Cristina neste ano de 2022, mas já abrange 130 municípios mineiros, em sua 18ª edição - edição esta que traz como tema SAÚDE MENTAL DO JOVEM, assunto tão necessário neste momento de ainda enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Como oradora, a Diretora da Escola do Legislativo desta gestão, Vereadora Sra. Sandra de Castro Ferraz, reforçou a apresentação dos trabalhos feitos no início do Projeto, aos vereadores presentes, Sr. Antonio Amilton de Morais, Sr. José Victor dos Reis Júnior e Sr. Paulo César de Oliveira. Justificaram sua ausência os demais vereadores.

Contou-se com a presença da Diretora da Escola Estadual Cônego Artêmio Schiavon, Sra. Fátima Aparecida Alves de Freitas, com a Vice-Diretora Jucimara Aparecida de Souza, e do Professor e exímio coordenador pedagógico André Luiz Batista. Presentes também o Secretário Municipal de Esportes Ronaldo Carvalho Campos e seu pai, o Sr. Ademir Campos, convidados também devido à homenagem à falecida Prof. Maria Emília, que nomeia a Escola do Legislativo; A Secretária Municipal de Saúde, Sra. Teresa Virgínia Franklin Ludgero, o Coordenador da Estratégia de Saúde da Família, Sr. João Tadeu da Silva, as Conselheiras Tutelares Amanda Cristina Guimarães e Vanilda da Silva Lomônaco, o Sargento Edson Tarço e o Soldado Abner Goulart.

A Câmara Municipal de Maria da Fé, além de prestigiar o Lançamento com a presença do Vereador Sr. Guilherme Braga, também fomentou a programação do evento, através da Palestra da Coordenadora do Polo Sul II do Parlamento Jovem, Sra. Cássia Almeida, que expôs a todos o dignificante caminho a ser percorrido pelos estudantes, visto que Maria da Fé é polo regional do Parlamento. Também contribuiu com sua apresentação o Vereador Pedro Gama, mais jovem vereador da Câmara Municipal de Itajubá e também ex-aluno do Parlamento Jovem Brasileiro. Com entusiasmo e alegria, foram relatadas experiências de sua participação no Projeto e incentivados todos os estudantes a terem voz frente aos temas sociais propostos.

Houve transmissão em tempo real pela página oficial da Câmara Municipal de Cristina na rede social Facebook, que pode ser acessada publicamente.

A Câmara Municipal de Cristina segue, após este primeiro passo, disseminando a importância da disponibilização da informação, do acolhimento aos estudantes, da parceria social com as instituições de ensino e de organização política, pois é certo, desta forma, colher qualidade de vida e crescimento como frutos para o futuro do Município. Agradece, portanto, a todos que se empenham e apoiam o iniciar do Parlamento Jovem em Cristina.